quarta-feira, 4 de junho de 2014

X-men Dias de Um Futuro Esquecido: Conheça a Hq que deu origem ao filme

Já deu tempo para todos assistirem X-men Dias de Um Futuro Esquecido. Agora neste post vocês irão conhecer o arco dos quadrinhos que é a melhor hq dos X-men  que deu origem ao filme.
Em Uncanny X-Men #141 somos apresentados ao ano de 2013 – sim, em janeiro de 1981, esse era um futuro distante. Os Sentinelas dominam um futuro caótico e os mutantes são caçados, presos em campos de concentração e, eventualmente, mortos. Nem os super-humanos, não mutantes, sobreviveram a isso, já que também acabaram sendo caçados pelos robôs. Personagens como Professor Xavier, Ciclope, Homem-Aranha, Demolidor, Capitão América, Homem de Gelo, Anjo, Fera, Feiticeira Escarlate, Sr. Fantástico e tantos outros estão mortos.
Os Sentinelas saíram do controle até dos humanos – que, então, lançam o último plano para derrotá-los: uma bomba nuclear. Os X-Men de 2013, formados por Rachel, Franklin Richards (filho de Sue e Reed Richards), Wolverine, Colossus, Kate Pryde, Tempestade e Magneto (preso a umacadeira de rodas, tal qual Xavier no passado) descobrem esse plano e resolvem agir, sob o risco de toda a vida na Terra ser dizimada com o desastre nuclear.O plano que surge é desesperado, com duas linhas de ataque. Na primeira, Rachel usa seus grandes poderes para mandar a mente de Kate para 30 de outubro de 1980. Antes do caos. Antes da destruição. Antes da ascensão dos Sentinelas.No passado, a mente da velha Kate encontra o corpo da jovem Kitty Pryde, ainda usando o codinome Ninfa. A troca de mentes a joga diretamente numa sessão de treinamento na Sala de Perigo. O resultado da viagem no tempo é deixar a mutante confusa, quase morrendo no treinamento.A partir daí, a história se divide. No futuro, conhecemos a segunda linha de ação: defender o corpo da velha Kate com a mente da jovem Kitty. Além disso, os X-Men precisam agir para impedir que a bomba atômica seja utilizada. Não é um trabalho simples – tanto é que, logo no começo do processo, Magneto morre.
Em 1980, Kate precisa convencer os antigos companheiros de que veio do futuro – e que precisam impedir que o Senador Robert Kelly, professor Charles Xavier e Moira MacTaggert sejam mortos por uma nova versão da Irmandade de Mutantes durante uma sessão do senado sobre o perigo mutante. Essas mortes iriam aumentar o ódio contra o homo superior e, em 1984, um presidente anti-mutante, daria poder aos Sentinelas. Seria o começo do fim.
Ainda desconfiados, os X-Men vão até Washington para prevenir Xavier e salvá-lo, além da Moira e de Kelly. Descobrimos, então, quem é a grande líder da nova versão da Irmandade: Raven Darkhölme, a Mística. Com o poder de ser qualquer pessoa, ela tem acesso fácil a todos no Senado. Além dela, fazem parte da equipe os vilões Sina, Blob, Pyro e Avalanche.
Quando Kelly vai ser morto, os X-Men aparecem. Na confusão, a Mística faz de Xavier e Moira reféns. Sina, que consegue prever o futuro, nota que algo está diferente do que deveria ser – apesar de não saber da presença de Kate Pryde ali.No futuro, os X-Men chegam no Edifício Baxter, antigo lar do Quarteto Fantástico e que se tornou a base do controle dos Sentinelas. O ataque procede de forma épica, mas sem muito resultado. Um dos robôs, ao ser atacado por Wolverine, percebe a presença do mutante e o incinera na hora – deixando apenas um esqueleto de adamantium no lugar. Tempestade é morta em seguida, também de surpresa. Colossus também morre. Com Kitty Pryde nos braços, Rachel chora. Os X-Men estão mortos.A esperança do futuro estava no passado.
Em 1980, a luta entre X-Men e Irmandade de Mutantes continua. Com a confusão no Senado, a Guarda Nacional aparece, piorando tudo. Mostrando a preferência dos roteiristas, Wolverine e Tempestade têm os maiores destaques na luta. Ainda assim, isso não impede de ser jogado uma semente para um plot futuro: Noturno confronta a Mística, que nota uma semelhança entre ambos. Sim, a Mística é mãe do Noturno – ou, na concepção original do Claremont, o pai, com a Sina sendo a mãe. Eu sei, é complicado e a ideia acabou sendo abortada.
No meio da confusão, esqueceram justamente do Kelly – e da Sina. A vilã está prestes a matar o senador, quando Kate aparece e usa seus poderes para atrapalhar. Sina erra o tiro, Kelly não morre e, na mesma hora, a mente de Kate volta ao futuro. Trabalho concluído. Ou quase.
Anjo pergunta para o Professor X se eles conseguiram mudar o futuro. “Apenas o tempo dirá”, responde o mentor. E assim acaba a história.
Para finalizar, o arco Dias de um Futuro esquecido foi publicado em 2 edições Ucani X-men 141 e Ucany X-men 142  em 1981

Nenhum comentário:

Postar um comentário